O que a tecnologia poderá fazer por nossos filhos ?

Compreender o mundo da tecnologia deve ser um exercício constante, pois esse segmento cresce de forma exponencial e, acompanhar essa evolução através de um estudo recreativo e assessorado por nossa escola, será um estímulo para formarmos nossos futuros profissionais no Brasil.
Ao iniciarmos o estudo desse segmento com as crianças, estaremos contribuindo para que a suas visões não fiquem restritas apenas ao invólucro dos aparelhos eletrônicos, mas que passem a compreender o que acontece internamente dentro desses aparelhos e de que forma são montados e programados.
Por essa razão, a eletrônica surge como uma alternativa de estudo e, quanto mais cedo se envolverem nesse segmento, mais facilidades terão para compreenderem o mundo atual e desenvolverem novas soluções no futuro.
A nossa escola nasceu com esse propósito, o de elucidar os fatos e estimular experiências com o uso da eletrônica e da programação de uma maneira simples e divertida. Os benefícios são imediatos nos aspectos de organização, raciocínio lógico, apelo vocacional e responsabilidade social.
Sejam bem vindos ao nosso Blog !!
Cada criança tem o seu estilo!

Nossa escola nasceu em 2016 e, desde então, a nossa experiência com as crianças só aumenta. Recebemos crianças com várias características, frutos óbvios da influência que recebem em suas escolas e em sua família. Por essa razão, optamos em reunir ferramentas diversas que são aplicadas de acordo com o perfil de cada criança. Logo, não temos um curso engessado, mas adaptado às necessidades de cada criança.
Nosso curso dispõe de 4 módulos ou 4 semestres que podem ser rotativos e implementados de acordo com a observação que fazemos sobre cada aluno(a). Temos perfis mais lúdicos e introspectivos onde desenhos e modelagens digitais são ferramentas mais adequadas. Para perfis mais criativos e expansivos aplicamos trabalhos físicos e de montagem de projetos e games. Para perfis focados e concentrados, exercícios de programação, games, inglês e matemática. Enfim, durante 2 anos esse perfil pode sofrer alterações diversas, o que permitirá reconhecermos o amadurecimento da criança ao longo dos dias e meses e, então, ganhamos a permissão natural para aplicarmos os exercícios de cada módulo criado e, muitas vezes, percebemos que o introspectivo ficou mais expansivo e o expansivo ficou mais introspectivo. Isso, de fato, pode acontecer!
Na nossa escola, o(a) aluno(a) passa a ser o(a) principal protagonista e, vê-lo(a) sorrir e se sentir bem nos fará bem também !
Nossos cursos são recreativos e extra-classe

Proporcionar um aprendizado recreativo é o nosso objetivo principal. Por quais as razões as aulas devem ser, necessariamente, tão formais, principalmente na modalidade extra-classe ? A operacionalização das aulas extra-classe deve ter uma conotação de liberdade e brincadeira, de incentivo à pesquisa, de aplicação prática e sem muita teoria, mas também, de responsabilidade para com os projetos que deverão desenvolver. Por essa razão, nossos cursos são uma imersão em descobertas jamais experimentadas nas escolas convencionais.
Nossos alunos podem fazer todos os projetos de forma autônoma em sua casa e orientados através de nossas plataformas de atendimento. Os materiais e equipamentos devem ser comprados pelos pais dos alunos nas aulas à distância e assim terão suas bancadas para realizarem as atividades práticas.
Caso optem por aulas presenciais, a vantagem será a não necessidade de aquisição de materiais, uma vez que a escola já os possui, além de contato direto com o seu professor e demais colegas de classe.
Ao término do curso o(a) aluno(a) receberá o certificado de formação em “Educação robótica e digital” modalidade extra-classe.
Os módulos são específicos das áreas de eletrônica, programação, desenho, animação , modelagem digital e games, com acesso à interfaces diversas e tutoriais preparados sob medida para nosso(a)s aluno(a)s.
Por que fazemos uso da robótica alternativa ?

Na nossa escola, quando pensamos em robôs, sabemos que existe um processo construtivo que envolve a mecânica e a eletrônica. Mas a estrutura robótica pode ser desenvolvida com uso de materiais alternativos e de custo zero. Tais materiais podem ser retirados de desodorantes (plástico), bexigas (plásticos flexíveis), aparelhos eletrônicos quebrados (engrenagens e motores), escovas de dente (plásticos de alta resistência), embalagens de Kinder Ovo, etc. Dessa maneira, ficamos com um acervo de materiais muito rico para desenvolvermos nossos projetos.
Durante as montagens nossos alunos usam microferramentas de perfuração e corte sob a nossa assessoria, para evitarmos acidentes, além de equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos e luvas.
Percebam como esse “casamento” resulta em uma escola de educação robótica muito mais envolvente do que simplesmente fazermos os robôs funcionarem. Isso é o que chamamos de “Método 360 graus de ensino” ao qual somos o seu criador.
Além de todos esses benefícios, nossos alunos passam a valorizar cada peça que, eventualmente, poderia ter sido jogada no lixo por seus pais, mas que são imediatamente recolhidas para aplicação em seus projetos robóticos e, então, a educação ambiental se perpetua dentro de nossas casas para uma cultura de menos lixo e, ao mesmo tempo de criatividade a um custo zero.
Que tal começar essa brincadeira conosco ?
Por que visitamos as escolas ?

Visitar escolas de São Paulo e do interior faz parte do nosso DNA e, a razão disso é para que, ao término do curso possamos indicar novas instituições para que nossos alunos ingressem em cursos técnicos e em faculdades com laboratórios de boa qualidade para darem continuidade à sua formação.
No ano de 2022 visitamos o Colégio Embraer de Botucatu, o SESI de Botucatu, a Avenues School e o SENAI (Taboão e Interlagos) e constatamos a presença de salas de criação, salas makers e de computação incríveis, além do contato que tivemos com os funcionários que nos receberam. No ano de 2023 visitamos o LAO – LIceu de Artes e Ofícios, a escola Francesa Intuit-Lab, a FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, a FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista e a Faculdade Mackenzie. No ano de 2024 visitamos a Inteli – Faculdade de tecnologia na USP.
O objetivo dessa aproximação é verificar a estrutura das instituições para que possamos indicar nossos alunos com segurança para que dêem continuidade aos estudos com a mesma ou melhor seriedade aplicada em nossa escola, além de pleitearmos descontos na mensalidade caso nossos alunos ingressem nessas escolas. Além disso, é um prazer conhecer instituições que têm sinergia direta com nosso propósito na área da tecnologia e, dessa forma, consolidamos uma parceria saudável para ambas as partes. Afirmamos que todas as instituições visitadas possuem condições ótimas para a formação de nossos alunos!
Intercâmbio Maker: integração mundial

Em 2023 iniciamos aproximação com empresas de intercâmbio para a idealização de um plano de intercâmbio de nossos alunos para o curso de verão nos Estados Unidos ou Londres para o CODE Camp. Trata-se de um intercâmbio de 3 a 4 semanas em universidades de ponta para que nossos alunos tenham uma experiência diferenciada com programadores, makers e gamers do mundo todo. As tratativas e reuniões foram iniciadas e, a partir de 2024, aceleraremos essa aproximação para que nossos alunos concluam o curso sendo “presenteados” com essa experiência única em suas vidas.
A cada avanço nas negociações os pais de nossos alunos serão comunicados para que possamos organizar, juntos, a primeira viagem de intercâmbio de nossos alunos, colocando a nossa pequena escola em evidência como uma das escolas mais arrojadas na formação de jovens na área da tecnologia e, se estruturando cada vez mais para aperfeiçoar as aulas de linguagens de programação e estudo da língua inglesa através das aulas de inglês técnico.
Qual a relação do desenho e da animação com a robótica ?

Nos primeiros meses do curso na nossa escola, todos os alunos são convidados a exercitarem a prática do desenho e da modelagem e muitos nos questionam à respeito. Elencarei aqui, algumas justificativas que tornan essas atividades primordiais para o desenvolvimento da mente robótica:
- Ao desenhar ou modelar pessoas, adquirimos conhecimento anatômico, visão muscular e morfológica, além do entendimento da importância do sombreamento e da claridade no desenvolvimento da arte, muito utilizadas em ambientes 3D, inclusive;
- Ao desenhar e modelar animais, a visão morfológica se intensifica e novas técnicas são desvendadas para a criação de um projeto robótico com muito mais perfeição para inserirmos os robôs no habitat natural para pesquisa com câmeras;
- Uso da tecnologia digital tais como a caneta digital e interfaces específicas para o desenvolvimento de desenhos, animações e modelagens digitais, aproximando nossos alunos de ferramentas de última geração.
- Ao desenhar e modelar objetos tais como aviões, bicicletas, helicópteros, automóveis, etc, os alunos têm acesso ao acervo de detalhes que compõem tais objetos, facilitando a sua visão construtiva para projetos robóticos que desenvolverá.
- Aprimoramento da visão tridimensional com uso de réguas geométricas e estudo de proporções para que os projetos ganhem uma característica própria com respeito às questões simétricas, inclusive.
Enfim, conseguimos, portanto, obter benefícios múltiplos na formação de nossos alunos com o uso da arte para o desenvolvimento de nossos projetos robóticos.
A importância dos games educativos

Na AG Maker agregamos valor aos aparelhos celulares de nossos alunos com o envio de atividades gamificadas desenvolvidas sob medida para a necessidade de cada tipo de aluno ou aluna.
Para chegarmos nesse objetivo, produzimos os games educativos bi ou tridimensionais onde o aluno será conduzido a uma atividade específica para o seu desenvolvimento cognitivo.
Nossos alunos e seus pais se surpreendem com a possibilidade de entregarmos as tarefas diretamente no celular de nossos alunos ou de seus pais e, dessa forma, agilizamos o processo de aprendizagem de uma maneira diferente e dinâmica.
Você pode conhecer nossos games visitando este site e encontrará a possibilidade de vivenciar experiências relatadas no primeiro parágrafo. Experimente algumas de nossas atividades gamificadas ou os joguinhos individuais ou em grupo e perceba como alinhamos a tecnologia com as nossas criações artísticas na área de desenho digital e modelagem digital, além da aplicação de lógica de raciocínio na elaboração das ferramentas. A inovação, para nós, estará sempre em primeiro lugar e o aparelho celular ganha uma nova conotação e importância no processo educativo !
A importância dos dispositivos IOT de segurança pessoal

A família é uma preciosidade e a AG Maker se esforça para fazer parcerias com empresas do segmento IOT (Internet of things) para reforçar a segurança das crianças e de seus pais. Abrimos a seção de consultoria em nosso site para que possamos prestar orientações sobre como, através de dispositivos eletrônicos diversos, poderemos rastrear as crianças em situações de vulnerabilidade em seu trânsito pela cidade ou em viagens com seus amigos e escolas, assim como, identificá-las através de pulseiras de rádio frequência, por exemplo. O botão do pânico é outro dispositivo importante para a segurança tanto das crianças, como de seus pais. O serviço de monitoramento à distância com o uso de nossas bodycams possibilita o registro de situações de risco que podem ser documentadas por nosso agente contratado. Estamos inaugurando, portanto, a nossa central de monitoramento para tornar o dia-a-dia das famílias muito mais seguro.
