Benefícios das linguagens de programação

Photo by luis gomes on Pexels.com

Quando abrimos a escola, em 2016, uma dúvida pairava no ar: seria possível aplicarmos aulas de programação às crianças a partir dos 7 anos de idade ? Fizemos várias pesquisas, principalmente no mercado norte americano, e descobrimos que, por lá, o método STEAM de aprendizado já era aplicado. Esse método aborda questões relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática já às crianças a partir dessa idade, e tudo de forma integrada.

Adicionamos ferramentas já consagradas como o Scratch, desenvolvido pelo MIT (Massachussets Institute Tecnology) baseado em programação em blocos que possibilita à criança o treinamento em lógica para, posteriormente, avançar para linguagens escritas como JavaScript, Python e Linguagem C++.

Desde então, e com segurança, iniciamos as aulas de programação e, hoje, contamos com 6 linguagens de programação para treinamento em nossa escola, sendo uma das poucas escolas no Brasil a contar com esse recurso de computação gráfica e física.

Nos destacamos, também, em programação com uso de placas controladoras de robôs, mais conhecidas como Arduíno, Microbit e Raspberry Pi.

Quer saber o resultado ? Nossas crianças são avaliadas a cada semana e, a inserção dessas linguagens ocorrem aos poucos, até que se adaptem às exigências das mesmas. Por se tratarem de crianças, respeitamos o tempo de assimilação de cada uma que, poderá ou não aceitar ingressar nos módulos propostos.

Caso opte em não ingressar, aplicamos outras ferramentas de desenvolvimento sem, desta forma, obrigá-la a executar todos os cursos e módulos de programação.

O respeito à criança é essencial e, nossa escola observa e identificar as necessidades para incorporar ferramentas que poderão ser mais atrativas e que tenham carga mínima de programação tais como: desenhos digitais, animações, modelagens e games.

Dessa maneira a aceitação da criança à escola torna-se realidade e a escola passa a ser uma grande referência em suas vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s